Instalação, configuração e rede de computadores e Internet

É raro encontrar alguém que não esteja conectado à Internet. Essa rede global une todo o mundo de uma forma simples e rápida.

Mas instalá-la ou fazer sua manutenção nem sempre é tão fácil assim para os usuários.É por isso que muitos buscam técnicos especializados nesse tipo de serviço para poder lidar com essas questões.

Como funcionam as redes de computador?

A ideia de rede de computadores é ligar uma máquina a outras. Isso é feito por meio de um conjunto de módulos que compartilham dados e recursos entre si. Impressoras, mensagens e outras informações podem ser trocadas dessa forma.

No caso da rede do tipo local, o acesso ocorre exclusivamente entre aqueles computadores que fazem parte desse grupo. E a conexão pode ser feita de diversas formas, como cabo e Wi-Fi.

Para se conectar a um computador externo, é necessário um provedor de Internet. Para isso, haverá uma tecnologia chamada TCP/IP. Assim, tudo é baseado no endereço do Internet Protocol (IP). Cada aparelho tem o seu e é isso que os diferencia.

O que é necessário para instalar uma rede de Internet?

O profissional de redes, então, usará os número do IP para instalar ou gerenciar sua Internet. Além disso, serão necessários mais dois componentes: um provedor de backbone ou estrutura, e outro para acesso ou conexão.

Provedor de backbone ou estrutura: Trata-se do ponto central da rede para a conexão da Internet. O backbone é o responsável por distribuir seu acesso a um nível global. São poucos que atuam no Brasil, sendo o maior o da Embratel e o RNP o primeiro existente no país.

Provedor de acesso ou conexão: São oferecidos por empresas do ramo de telecomunicações ou por telefônicas. Os mais famosos são o Net Virtua, GVT, além das operadoras Claro, Tim, Oi e Vivo.

Quais os meios de comunicação da rede?

As redes podem ser interligadas por cabo, que pode incluir as linhas telefônicas, ou sem fio (também chamada de wireless), que engloba satélites e outros estilos. Isso permite o compartilhamento de softwares e hardwares entre os computadores.

Redes por cabo: Algumas cidades têm redes subterrâneas de cabos extremamente complexas, que ligam pontos bem distantes. Mesmo assim, costumam ser mais limitadas.

Redes sem fio: Utiliza equipamentos de radiofrequência, que se comunicam por ondas de rádio ou via infravermelho. E o alcance da rede pode ser de poucos metros até milhões de quilômetros, no caso de satélites. A rede sem fio mais comum é o Wi-Fi das conexões de Internet.

Portanto, são muitas as opções de serviços envolvendo redes de computadores. Elas podem ser desde a instalação e configuração de um roteador wireless até aquelas que são feitas por cabos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *