Manutenção e Vendas de Computadores

Estar incluso no meio digital é praticamente uma obrigação do homem moderno. Seja para o meio de negócio seja para trabalhos acadêmicos, computadores são essenciais. É praticamente impossível imaginar a vida de hoje sem essas máquinas.

De repente, porém, ela pode começar a travar ou parar de funcionar.  Isso geralmente causa desespero no usuário. Mas sempre há duas opções: consertar ou trocar e adquirir um equipamento novo.

A melhor forma de resolver isso é tendo a presença de um técnico ou outro profissional, que pode ajudar a avaliar as necessidades de cada aparelho. Uma boa equipe de TI consegue solucionar problemas que determinadas pessoas não dão conta sozinhas.

Manutenção preventiva x manutenção corretiva

A própria palavra manutenção já antecipa a ideia de que serão feitas ações para manter seu computador na sua melhor forma. Isso, no entanto, pode ser feito de duas maneiras diferentes: corretiva ou preventiva.

  1. Manutenção preventiva: Sabe aquele ditado que prevenir é melhor que remediar? Ele no se aplica totalmente a pessoas. Avaliar periodicamente seu computador antes que algum problema aconteça é importante para que ele esteja sempre funcionando bem.

Assim, você evita que seu aparelho te deixe na mão naqueles momentos em que mais precisar dele. Isso inclui duas partes principais: a CPU em geral, com seus hardwares (parte física), além dos softwares (programas) que você instala.

  • Softwares: A maioria dos problemas em computadores está ligada à segurança (vírus, spywares e demais invasões) ou outras ferramentas. Ter um bom antivírus e formatar a máquina periodicamente são estratégias essenciais, assim como fazer uma limpeza nos lixos eletrônicos que possam surgir.
  • Hardware: Assim como a parte digital, os equipamentos físicos também precisam de manutenção. E isso é feito principalmente por meio da limpeza de seus componentes. A sujeira pode comprometer o funcionamento do computador. E isso pode ocasionar eventuais defeitos, como o superaquecimento do processador, por exemplo.

       2. Manutenção corretiva: Quando dá “bug” ou surge algum defeito, o técnico fará a avaliação do computador e poderá verificar os problemas que podem ter afetado o equipamento. Esse procedimento é chamado de manutenção corretiva.

E isso também vale tanto para os softwares quando para os hardwares. Os defeitos na parte física, no entanto, também podem afetar os programas em geral. Dessa forma, um profissional de TI capacitado poderá ser a pessoa ideal para dar um diagnóstico de cada situação e oferecer soluções apropriadas.

Tipos de computadores

Caso o diagnóstico seja de “perda total”, talvez seja hora de investir em um novo computador. E existem vários modelos e marcas no mercado. Basicamente, essas máquinas são divididas entre os mainframes, de grande ou médio porte, além dos mini ou microcomputadores.

As principais categorias são os chamados desktops, aqueles fixos, que ficam em cima da mesa, além dos portáteis, que incluem laptops ou notebooks e os computadores de mão (handhelds). Embora tenham funções semelhantes, é preciso entender as diferenças entre cada um:

  • Mainframes: São máquinas com altíssimo poder de processamento. Sua capacidade de memória também é elevada.
  • Desktops (microcomputadores de mesa): Atualmente entre os mais usados no mercado, eles se dividem entre PCs (ou computadores pessoais), da IBM; e os Macintosh, da Apple. O usuário pode escolher seu modelo favorito dentre as centenas existentes.
  • Laptops: Estão também entre os favoritos devido a sua praticidade. São opções portáteis, que funcionam mesmo não estão conectados a uma fonte de energia. Todavia, sua bateria precisa estar carregada.

Ainda é possível classificar os computadores de várias formas, desde sua capacidade de processamento até o tamanho de sua memória ou tipo de CPU. Isso é uma escolha pessoal. E basta se lembrar de fazer sempre a manutenção preventiva e consultar um especialista em caso de defeito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *